SÃO GONÇALO NEWS
Funcionário alega ter sido vítima de homofobia ao divulgar pedido de casamento em rede social; Itaú Unibanco afirma que desligamento não foi por discriminação
Funcionário alega ter sido vítima de homofobia ao divulgar pedido de casamento em rede social; Itaú Unibanco afirma que desligamento não foi por discriminação

Itaú
Unibanco afirma que demissão não ocorreu por homofobia e que repudia situações
do tipo dentro e fora da instituição Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Um gerente de uma agência
do Itaú Unibanco da cidade de São Paulo foi demitido poucos dias após postar no
Facebook um vídeo no qual é pedido em casamento pelo noivo. A denúncia de
homofobia foi levada ao Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, que entrou
com denúncia contra o banco. O funcionário batia todas as metas e ganhou, em um
ano e meio de trabalho, dez prêmios por desempenho. Ele afirma que sua gestora
justificou o desligamento por motivo de ‘postura’.
“A
demissão foi chocante. Ganhei prêmios em praticamente todos os meses em que
trabalhei após o período de treinamento. Foi muito decepcionante porque eu
gostava da empresa e batia todas as minhas metas”, declarou ao E+ o
ex-funcionário, que pediu para não ter a identidade revelada por receio de ter
dificuldades em conseguir um novo emprego na área.
O
ex-gerente é formado em administração, tem pós-graduação em gestão e trabalhava
no Núcleo de Relacionamentos de Gerentes do Itaú Unibanco. Ele afirma que há
meses recebia intimações de sua gestora para “melhorar a postura” – entre as
orientações, usar ternos, calças e camisas “menos justos”.
‘Puxão de orelha’
O
funcionário alega que levou pelo menos dois “puxões de orelha” por conta de sua
postura no recebimento de dois grandes prêmios por bom desempenho.
No
primeiro, ele teria sido recomendado, de forma sutil, a controlar os trejeitos.
“Dentre mais de 300 gerentes, ganhei dois troféus no mesmo dia. Quando
anunciaram meu nome, eu subi ao pódio do meu jeito extrovertido, como sou.
Depois, o superintendente falou para minha gestora que eu deveria me soltar
menos, ter menos entusiasmo e mais postura para pegar o prêmio”, afirmou. A
orientação seria refeita outra vez, em outro prêmio de destaque recebido meses
depois.
O
bancário explica que, à época, não levou o caso para o sindicato por medo de
perder o emprego. Contudo, diz que passou a conviver com comentários da chefia
acerca de suas roupas. “O preconceito, hoje, é mais silencioso, não é
escrachado. De forma bem discreta, eles diziam: ‘seja mais homem. A ‘postura’
que eles falavam era sobre eu ser gay. Minha gestora falava muito sobre a
‘imagem do banco'”, afirmou.
Demissão
O
desligamento ocorreu no dia 10 de março, pouco dias após o funcionário retornar
de uma viagem de férias em Florianópolis. No litoral, ele foi pedido em
casamento pelo namorado – e o vídeo do pedido foi compartilhado com os amigos
no Facebook. Ao voltar à agência, a surpresa: uma semana depois o bancário foi
demitido. “Qual é a coerência disso? O banco espera resultados, e eu alcançava
meus objetivos, então a que se deve minha demissão? ”, questiona.
O
ex-gerente hoje move uma ação trabalhista contra o Itaú Unibanco por danos
morais e discriminação. “É muito desagradável. Estudei, fiz faculdade e me
esforcei no emprego. Eu não queria estar em casa de manhã dando entrevista,
queria estar trabalhando para sustentar minha família”, observa.
Em
nota, o Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo afirma que tem um
histórico de combater qualquer tipo de discriminação e que esse é um tema que
infelizmente gera casos, mas que “eles são devidamente tratados para que não se
repitam”. A nota segue: “Esperamos que essa denúncia seja um exemplo do que não
deve ser feito porque a sociedade não vai mais admitir um comportamento
preconceituoso”.
Itaú
Após
ser contatado pelo E+, o Itaú Unibanco enviou uma nota na qual declara que a
demissão do gerente não foi por discriminação e que repudia situações de
homofobia, dentro ou fora da instituição.
O
banco afirma que não foi procurado pelo jornal do Sindicato, onde a denúncia
foi divulgada, mas que enviou “comunicado esclarecendo os reais motivos do
desligamento, que nada têm a ver com a situação citada”.
A
nota diz que a instituição entende a pluralidade como algo fundamental, visto
que os clientes são diversos, portanto os colaboradores também precisam ser.
“Possuímos o Ombudsman, um canal voltado aos colaboradores que tem como função
escutar, registrar e avaliar questões relacionadas ao ambiente de trabalho, com
total sigilo entre os envolvidos”, diz o texto.
O
E+ procurou novamente o banco para saber qual seria o real motivo da demissão,
mas a assessoria de imprensa respondeu que não poderia esclarecer a questão
“por motivos de confidencialidade”.
Fonte Isto é
Fonte Isto é
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